macpregoFim de semana com sol. Comecei o sábado desestressando, arrancando ervas daninhas do gramado. Serviço meticuloso. Já viu macaco catando piolho? Foi mais ou menos o que eu fiz. A erva daninha era o piolho do meu quintal e eu era… Bom, deixa prá lá…

Mas a diversão mesmo dessa vez foi não foi na jardinagem. Resolvi fazer um suporte para as bicicletas da molecada. Como não elas tinham um local oficial para ficar, acabavam sendo largadas onde fosse.

Na internet tem algumas ideias, mas a maioria é para resolver problemas de espaço. Muitas se valem de ganchos para pendurar as bikes na parede. Não gostei muito dessa estratégia por dois motivos: 1. bikes muito próximas da parede vão detonar a pintura (pintor tá caro, né!); 2. içar as bikes para pendurá-las vai sobrar pra mim…

Resolvi fazer um suporte apenas para manter as bicicletas em pé, no chão mesmo. O material, dois painéis de pinus, eu comprei na Leroy Merlin. Um com 40x20x1.8cm, para a base, e outro com 80x15x1.8cm para cortar em 4 pedaços de 20x15x1.8cm. Comprando na Leroy, eles fazem esses cortes para você. As duas peças sairam por R$33, mesmo preço de dois ganchos toscos de metal!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dicas: Pinus é uma madeira bem macia, então é fácil de ser trabalhada em casa. Deixe a cola secar bem antes de aparafusar as laterais, e para isso faça furos guia com uma broca fina. Se precisar tapar algum furo ou imperfeição, use a mistura de cola e serragem. Depois que lixar, nem vai aparecer o detalhe. Por fim, colei discos de borracha nos pés. Vieram de restos de uma câmara de bicicleta furada. Eu sabia que seria útil um dia!

E foi assim que ficou:

dsc_2424

Para ficar mais caprichado, pode invernizar, pintar ou passar apenas seladora. Como eu não tinha nenhum dos três, esse serviço vai ficar para outro fim de semana.