Comprei umas tábuas de pinus. Imitação de tábua, na verdade. É um painel de pinus de 3m de comprimento por 30cm de largura. Quando pedi para cortar nas medidas que eu precisava, acabou sobrando uns pedaços pequenos. Por pura diversão, resolvi usar um desses pedacinhos para fazer um suporte para panelas. Que falta de glamour… Você pode usar como suporte para travessas, se quiser.

O pedaço que usei media 25cm x 18cm, aproximadamente. Resolvi recortá-lo no formato de uma tábua de carne. Como minha coordenação motora deixa a desejar, fiz um esboço no computador e imprimi em tamanho real. Colei-o sobre a peça de madeira, com bem pouca cola para facilitar para tirar depois. Recortei-a com a serra tico-tico. Melhor prender bem a peça para fazer o corte.

Após o corte feito, lixei a peça. Como esse painel de pinus já vem bem liso, comecei com a lixa 120 e depois usei a lixa 180. Tirei o pó e passe com um pano limpo. Enquanto eu fazia esta peça, estava ainda na dúvida se a usaria para apoiar panelas ou como uma tábua de frios. Sem conseguir me decidir, optei por tratá-la com óleo vegetal (de soja mesmo).  Assim não tem problema se quiser usar para por comida sobre ela depois. Passe o óleo com um pano limpo e depois é só deixar a madeira absorver bem. Tá pronto. Projetinho besta, para fazer em uma hora.

suporte5

Para ficar mais legal, você pode usar um pedaço de madeira mais nobre. Em madereiras é fácil conseguir sobras de madeira de lei que casariam bem com um projetinho desses. De fato, se for para apoiar uma panela, esta tábua funciona bem, mas se for para usar como tábua de frios, nem tanto. Pinus é madeira muito mole e vai ficar muito marcada se for usar uma faca para cortar frios sobre ela. Uma madeira mais dura ficaria melhor.

Anúncios