Há uns meses eu fiz uma caixa para organizar os LEGO’s dos meninos. A esperança era eliminar os múltiplos depósitos de LEGO espalhados por todos os lados. O resultado foi mais ou menos como o do Rodoanel de São Paulo. Demorou para chegar, e quando chegou já não atendia à demanda.

Com o natal chegando, se o bom velhinho ler suas cartas, mais LEGO deve aparecer em casa. A urgência do momento me levou a construir a Caixa de LEGO 2.0.

O material, comprei na Leroy Merlin, pois já vem tudo cortado nos tamanhos certo (confira tudo!). A caixa será de 70x66cm (Por que 66cm? Por que não 70×70?!). A relação é

Fundo 1 70,0×66,0cm MDF 09mm
Laterais menores 2 66,0×12,6cm MDF 15mm
Laterais maiores 2 67,0×12,0cm MDF 15mm
Travessa central 1 67,0×12,6cm MDF 15mm
Tampa 2 66,6×32,3cm MDF 06mm
Divisórias 6 30,3×11,0cm MDF 06mm
Baguetes 24 10cm Ripa de pinus de 1x1cm
Material
Material para a caixa

Fora a madeira, comprei quatro rodízios para a base e seis dobradiças para as tampas. Tudo saiu por R$65,00.

Comecei colando os baguetes que servirão de encaixe para as divisórias internas. Para entender como vai ficar é mais simples ver as imagens mesmo. Prendi na mesa as laterais maiores e a travessa central, para que ao colar os baguetes ficassem todos alinhados. Lembrando que na travessa central, os baguetes devem ser colados dos dois lados. Não deu para entender ainda? Já vai enteder, calma.

dsc_2891

Dessa vez resolvi pintar todas as peças antes de montar. Comprei duas latas de spray (preto e vermelho) e usei sobra de branco da última reforma.

Com tudo pintado, a montagem começa colando uma lateral menor. Depois cole as lateral maiores e a travessa cental. Tome cuidado para que fique tudo bem posicionado e no esquadro.

dsc_2915

Por fim, cole a lateral menor oposta e deixe tudo secar. Quando já estiver um pouco firme, aparafuse as laterais e a travessa central. Depois de bem seco, vire de cabeça para baixo (a caixa, claro) e aparafuse o fundo nas laterais. Só falta aparafusar as dobradiças na tampa e na travessa cental.

dsc_2936

Para puxador, usando um broca reta fiz dois furos e amarrei um pedaço de corda. A tampa não tem puxador pois deixei uns milimetros a mais (já estão contados nas medidas listadas acima), de modo que fica fácil abri-la.

dsc_2938

Olhando a foto já dá para entender o esquema das divisórias móveis, não? O último passo foi fixar os quatro rodízios em baixo (óbvio). Fixei cada em um canto a 4,5cm das duas bordas.

Pintar tudo de uma cor só é bem mais simples (eu detesto a parte da pintura), mas fazer o quê se a encomenda foi nessa cor… Dica: pintar MDF com um rolinho de espuma e tinta de parede mesmo, fica bem aceitável e é bem mais econômico que spray. Se for fazer tudo branco, pode comprar o MDF já revestido. É só um pouco mais caro, mas poupa muito trabalho.

Anúncios