Fui no CEASA de Campinas comprar plantas e vi vários arranjos montados com suculentas, aquelas plantinhas pequenas de folhas gordas, aparentadas dos cactos (é uma simplificação, eu sei). Um arranjo médio, com umas cinco ou seis mudinhas, em um vaso simples, sai por um preço robusto, encorpado até. No mesmo box, e nos vizinhos, estão as mesmas mudinhas a venda por preços que vão de R$2,50 a R$5,00. Comprei algumas, além de pedrinhas para acabamento e um vaso para montar em casa eu mesmo.

O processo não tem segredos, mas alguns detalhes devem ser observados (li tudo em fontes respeitadíssimas da internet). O imprescindível é terra (da boa), carvão (de churrasqueira), areia (da grossa) e mudinhas (das suculentas).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se o vaso não tiver drenagem, o carvão vai ajudar a absorver o excesso de água e evitar que as raízes apodreçam (é o que dizem). O abudo que coloquei veio da minha composteira, misturado com um pouco de cinzas. A última camada de terra, a mais superficial, deve ter areia grossa misturada, para ajudar a drenar a água. Depois é acomodar as mudinhas usando o senso estético (para quem tem, claro) e cobrir com pedrinhas para dar acabamento.

Com os restos de mudas, e com outras suculentas que eu já tinha no meu quintal, fiz mais uns vasinhos, inclusive um de vidro. O importante é regar pouco (uma vez por semana e só um pouquinho de água para cada muda).

Fazendo em casa, fica barato. Bom presente de natal. Fica a dica.

